Olá, seja bem vindo ao Portal Rota do Yucumã!

Um valor é necessário.

MUNICÍPIOS

Conheça seus atrativos turísticos, restaurantes e hotéis, eventos e contato

SiteRotaDoYucumã_recortado

Notícias

06/02/2018

Acordo do Salto do Yucumã fortalece relação entre RS e Misiones

Na manhã desta terça-feira (6), o prefeito de Tenente Portela e atual presidente do consórcio Rota do Yucumã, participou da reunião no Palácio Piratini em Porto Alegre, o ato oficializou o acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA), que definiu as

Os turistas podem contemplar a maior queda d'água horizontal do mundo aos finais de semana sem comprometer a geração de energia elétrica. Na manhã desta terça-feira (6), em ato no Palácio Piratini, foi oficializado o acordo da Agência Nacional de Águas (ANA) que define as regras para a operação da Usina Foz do Chapecó e garante a visibilidade do Salto do Yucumã, que possui 1,8 quilômetro de extensão e fica localizado no Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas. O evento também contou com as presenças do secretário Victor Hugo, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e do diretor de Turismo, Abdon Barretto Filho.

O tratado é resultado de uma antiga reivindicação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) junto ao governo federal. Em razão da grande quantidade de água do Rio Uruguai, escoada pela usina hidrelétrica Foz do Chapecó, em operação desde 2010, o salto ficava submerso na maior parte do tempo, prejudicando o turismo dos dois lados do rio, que divide o Parque Estadual do Turvo e o Parque Provincial Moconá, na província argentina de Misiones.

A partir de agora, em períodos de pouca chuva, que caracterizam baixas vazões, a descarga deve ser igual ou inferior a mil metros cúbicos de água por segundo entre o meio-dia de sexta-feira e o meio-dia de domingo. A operação é administrada pelo Ministério de Minas e Energia, respeitando as demandas do setor energético. O diretor da ANA, Ney Maranhão, fez a entrega formal do acordo aos governadores do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e da província argentina de Misiones, Hugo Passalacqua.

O Salto del Moconá é patrimônio natural da Argentina e o acordo é o primeiro resultado concreto na área ambiental da parceria bilateral entre os dois estados, firmado em agosto de 2017. “O Estado precisa garantir infraestrutura para quem quer investir no Rio Grande do Sul e a geração de energia é fundamental para o desenvolvimento. Mas o estado também precisa preservar suas riquezas naturais, cuidar do meio ambiente e incentivar o turismo. Por isso a necessidade de se encontrar uma solução sem prejuízo a nenhuma das partes envolvidas. Assim, com união, compreensão e bom senso conseguimos resolver o conflito de maneira que todos saíram ganhando”, comemorou o governador Sartori.

Os dois governadores aproveitaram para reforçar os laços de integração. Sartori e Passalacqua assinaram acordo bilateral para instalação de estações automáticas de controle das cheias e visibilidade do Rio Uruguai e o memorando de entendimento para intensificar as relações e esforços técnicos na região em prol do desenvolvimento ambiental sustentável.

Resolução da ANA
A Resolução n° 4, de 17 de janeiro de 2018, da ANA, determina que a usina será a responsável por informar a Sema, até o meio-dia de quinta-feira, sobre as condições de operação para o final de semana. Em caso de altas vazões que inviabilizem a visualização do Salto, haverá um aviso para que os turistas possam ter a opção de reprogramar a visita ao Parque do Turvo.

A resolução funciona em formato de teste por 180 dias. O acordo beneficia 32 municípios que compõem a Rota do Yucumã: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra da Guarita, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuipe, Chiapeta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha. O processo que resultou no acordo firmado nesta terça-feira esteve em desenvolvimento desde a gestão de Juvir Costella, ex-secretário da antiga Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer (Setel) e hoje deputado estadual.

Texto: Mirella Poyastro
Edição: Léa Aragón / Secom e Max de los Santos / Sedactel

link para voltar para a página anterior
Site desenvolvido por Lccomunic
Consórcio Rota do Yucumã
Rua: Roque Gonzales 378 - 6° Andar, CEP 98600.000 - Três Passos - RS - Brasil
Fone / Fax: (55) 3522 1933 - (55) 3522 2827 | E-mail: contato@turismoyucuma.com.br